1 - Módulo DHCP
A utilização do módulo DHCP facilita bastante a vida do administrador, pois distribui de forma automática, organizada, sem conflitos, os endereços de rede para os dispositivos, smartphones , impressoras, switches e outros usarem a rede corporativa de forma transparente. Isso permite que os dispositivos mantenham a configuração como automático (o que é padrão nos dispositivos), e toda a configuração é gerenciada pelo FWFLEX.
Além de ter uma visibilidade de todos os equipamentos conectados na rede, o administrador tem a facilidade de alteração de parâmetros em massa, ao fazer no serviço DHCP, rapidamente é possível replicar para todos conectados na rede, evitando trabalho de ter que configurar de forma individual em cada dispositivo.
1.1 - Configuração automática da placa de rede
Em uma das etapas do wizard, foi necessário fixar um IP fixo na placa de rede, com a ativação do serviço DHCP, isso não se aplica.
Você pode estar voltando nas configurações de rede da placa de rede e manter a opção automático.
Para conferir se o equipamento recebeu o novo endereço IP, pode entrar no CMD e digitar o comando ipconfig.
Como observado, o equipamento recebeu de forma automática o endereço IP 192.168.100.127.
1.2 - Configuração avançada do DHCP
A configuração avançada do módulo DHCP se encontra no menu Administração > Serviços > DHCP > Escopos, clicando no escopo, item editar.
Na tela de editar, podemos editar as Opções do DHCP, que é um conjunto de configurações que estará associado à sub-rede em questão.
As opções mais utilizadas, seriam as seguintes:
- routers - Especifica o endereço IP do roteador na sub-rede, o endereço do gateway.
- domain-name-server - Especifica uma lista de servidores de DNS.
- time-offset - Especifica o deslocamento da sub-rede do cliente em segundos do Tempo Universal Coordenado (UTC).
- nis-domain - Especifica o nome de domínio NIS que o cliente deve usar.
- subnet-mask - Especifica a máscara de sub-rede do cliente de acordo com RFC 950.
- ntp-servers - Especifica uma lista de servidores NTP locais disponíveis para o cliente sincronizar seus relógios.
- domain-name - Especifica o nome de domínio que o cliente deve usar ao resolver nomes de host por meio do Sistema de Nomes de Domínio.
Na prática, deve ser selecionado o item que deseja configurar e informar o valor, como no exemplo abaixo, estamos informando a opção “1 - subnet-mask” com o valor “255.255.255.0”.
Depois de associar um novo conjunto de opções DHCP na sub-rede, todos os hosts usarão as novas opções.
1.3 - Criando uma reserva no DHCP
A reserva é criada associada ao endereço de Hardware da placa de rede do dispositivo, conhecido como MAC Address e uma reserva de endereço IP disponível. Dessa forma, toda vez que a estação for inicializada na rede, entrará em contato com o servidor DHCP e o mesmo irá entregar sempre o mesmo endereço IP alocado.
Em Administração > Serviços > DHCP > Escopos, clicar no respectivo escopo e no item “Reserva de hosts DHCP”.
Deve-se informar o endereço IP, endereço MAC (físico) e o Hostname. No campo Hostname, recomenda-se não usar espaços, caracteres especiais nem muito longos.