3 - Troubleshooting básico
Caso ocorra algum problema para acessar a Internet através dos equipamentos que estão atrás do FWFLEX, é possível realizar alguns diagnósticos com o objetivo de identificar o problema através da interface de gerenciamento, que conta com um módulo específico para essa finalidade, o Diagnóstico de rede.
3.1 - Comunicação com o gateway
O primeiro item a ser verificado é se o FWFLEX tem comunicação com gateway padrão, que pode ser feito através do ping, disponível no menu.
No campo Origem, informar a interface de origem, no endereço de destino deve ser informado o endereço IP do gateway e a quantidade de pacotes que será enviado.
Tomando como base a topologia de exemplo utilizada, o endereço do gateway é o 192.168.15.1. Ao clicar em executar, será mostrado o resultado logo abaixo da tela.
O objetivo desse teste simples, é saber se existe comunicação entre o FWFLEX e o gateway da operadora. Caso obtenha-se retorno dos pacotes enviados, o FWFLEX está comunicando-se corretamente com o gateway.
- Se o retorno não for positivo, deve ser analisado alguns pontos:
- Se o equipamento da operadora está ligado;
- Se a luz da placa de rede está acesa;
- Se o cabo de rede está bem conectado;
3.2 - Comunicação para a internet
Com o sucesso de comunicação com o gateway, um outro teste que podemos realizar é tentar comunicar com algum IP na internet, usando ainda o PING.
Na tela acima, utilizamos o IP 1.1.1.1, mas é possível usar qualquer outro IP que tenha resposta de ICMP.
O objetivo desse teste, é saber se existe comunicação do gateway da operadora para fora, externamente. Caso obtenha-se retorno dos pacotes enviados, existe a conectividade com a internet.
- Se o contrato com a operadora está em dia:
- Se a operadora bloqueou alguma porta;
- Se a operadora está com alguma instabilidade;
3.3 - Testes de equipamentos atrás do FWFLEX
Além dos testes realizados anteriormente e caso tenha resultado positivo. É interessante agora realizar testes com equipamentos que estão atrás do FWFLEX.
Vamos aos exemplos:
-
Verificar o equipamento interno: No dispositivo, conferir se o equipamento está conectado no switch, verificando o cabeamento, placa de rede.
-
Switch: No Switch, conferir se na porta que ele está conectado, se o led está aceso, se mostra o endereço MAC do dispositivo conectado na gerência do switch.
-
Comunicar com o FWFLEX: Do equipamento interno, tentar comunicar com o IP do Firewall, no caso enviar um ping para o IP 192.168.100.1. Se essa comunicação não for bem sucedida pode indicar um problema físico entre a rede local e o FWFLEX
-
Uma outra possibilidade de a comunicação não ter sido estabelecida é que existam regras de firewall no próprio FWFLEX bloqueando esse tráfego.