2 - Setup Inicial

Após a criação do usuário, basta clicar em SETUP INICIAL:

Ao clicar no botão SETUP INICIAL, será direcionado para a Wizard Inicial que é um guia para as etapas de configurações do FWFLEX.

2 - Sistema

2.1 - Configuração do sistema

Na aba sistema no wizard, as configurações são relacionadas ao sistema e as interfaces físicas.

Vamos iniciar o setup do ambiente no menu Configuração do sistema, definindo o Hostname (Nome) para o servidor e a senha de console do usuário root.

É uma boa prática de segurança sempre utilizar senhas fortes, com caracteres especiais, letras maiúsculas, minúsculas e números.

2.1.1 - Configuração monitoramento TiFlux

Para monitoramento dos recursos do servidor através do TiFlux é preciso configurar e instalar o pacote. Esse procedimento é obrigatório, portanto se não tiver recebido o Link para preenchimento do campo, entre em contato com o nosso suporte.

Cole o Link recebido no campo e clique em instalar.

Começará a instalação do pacote e após o término do mesmo será exibido a mensagem “Feito”.

Agora basta clicar em Finalizar e ir para próxima configração.

Caso de algum erro na instalação do TiFlux, verifique se o link está correto.

2.1.2 - Item Horário

Por padrão, é selecionado o Fuso horário “America/Sao_Paulo GMT 03:00”, se você estiver em uma localidade com o fuso horário diferente, pode estar selecionando de acordo com a sua região.

No item Servidores NTP, pode se manter os servidores brasileiros.

O projeto NTP.br tem por objetivo oferecer condições para que os servidores Internet no Brasil estejam sincronizados com a Hora Legal Brasileira.

2.1.3 - Item Conta de email

Para que o FWFLEX possa realizar a entrega das notificações, alertas, certificado vpn via email, clicamos no botão “CONFIGURAR CONTA DE EMAIL” para parametrizar o servidor SMTP.

A configuração deve ser realizada conforme os dados do seu serviço SMTP e pode ser homologado a configuração, clicando no botão “TESTAR CONTA DE EMAIL”.

É recomendado que seja criada uma conta de email exclusiva para alertas em seu domínio.

2.1.4 - Item DNS

Para que o FWFLEX utilize um servidor DNS externo, basta tê-lo em mãos (como exemplo 8.8.8.8 que é um serviço público do Google, 1.1.1.1 serviço público da Cloudflare e o 208.67.222.222 serviço público do GigaDNS), e informar no campo Servidores DNS.

É recomendado utilizar pelo menos 2 servidores DNS, tendo em vista que na falta de resposta de um, automaticamente fará uma consulta no próximo servidor DNS cadastrado.

Lembrando que pode ser informado o DNS da sua operadora de internet, caso ela disponibilize ou até mesmo um servidor de DNS interno, como um Active Directory (AD).

Clique no botão próximo para continuar.

2.2 - Interfaces

Na aba Interfaces, vamos fazer as atribuições de interfaces físicas, definir o endereço IP das interfaces lógicas wan1, wan2 e lan, tudo baseado em nossa topologia.

Para realizar o cadastro do endereço IP, basta acionar o botão adicionar (ícone +) e clicar na aba Ethernet.

Vamos iniciar o cadastro das interfaces externas, que tem comunicação com a internet. A tela abaixo, é separada em 3 etapas, Geral, Ethernet e IPV4.

Na tela de cadastro Geral, associar e cadastrar na zona WAN, com o nome wan1 e adicionar uma descrição para ficar intuitivo.

Clique em continuar para prosseguir e avançar na aba Ethernet, no item interface física, selecionar a placa de rede de acordo com a conexão do link de internet.

Se ocorrer dúvida das posições das placas de rede no servidor, pode clicar no botão PISCAR, no qual será enviado um comando para a placa de rede e pisque durante 10s, para isso ocorrer, a placa de rede precisa ter esse suporte.

Clique em continuar para seguir as configurações e chegar na etapa de configuração de IPV4.

No campo Endereços, informar o endereço IP, máscara de rede e gateway.

Como o link wan1 em nossa topologia é o link primário, vamos deixar a flag “gateway padrão” ativada.

Por fim, ao clicar em Salvar, temos a nossa primeira interface de rede configurada.

As mesmas etapas executadas anteriormente, devem ser aplicadas para o link wan2, ajustando apenas as informações de acordo com a topologia.

Para a interface da rede interna LAN, o cadastro deve ser realizado na zona chamada LAN e o endereço IP 192.168.100.1/24.

Ao concluir a configuração das três interfaces, chegaremos ao resultado igual a imagem abaixo:

Ao clicar no botão próximo, será emitido um alerta que o endereço IP da LAN será alterado e o acesso será redirecionado para acessar através do IP 192.168.100.1.

Até agora no nosso cenário, a conexão estava sendo realizada através da interface wan1, onde ao aplicar as alterações, nosso acesso foi desconectado.

Para continuar as configurações e o setup do ambiente, devemos pegar um equipamento, configurar manualmente o endereço IP 192.168.100.2 nas configurações de rede, conforme abaixo.

E manter conectividade entre o computador e a placa de rede da LAN do FWFLEX e acessar através do endereço https://192.168.100.1:9292.

Ao refazer o acesso, deverá realizar o login com o usuário administrador e chegar na tela a seguir.

A partir desse momento, a conexão será realizada através da LAN do FWFLEX e o WIZARD irá continuar na etapa Serviços.